ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL III - A importância do desjejum (16 de 19)

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – III

A Importância do Desjejum

 

            É pela manhã, após o descanso da noite, que o organismo precisa de uma refeição nutritiva, que proporcionará a energia a ser gasta nas primeiras horas do dia.

            Algumas pessoas alegam que não sentem apetite a esta hora do dia ou que não têm tempo para a pequena e importante refeição matinal.

            Quanto a não ter fome pela manhã, muitas vezes ocorre que antes de dormir a refeição feita ou foi muito substanciosa e indigesta ou ocorreu muito tarde, o que acarreta, geralmente, uma noite mal dormida e a falta de apetite pela manhã.

            Quanto a não ter tempo, pode-se deixar mais ou menos preparada a refeição matinal, que deve ser fácil de preparar e rápida também, mas deve conter um terço, no mínimo, de elementos nutritivos requeridos para o dia, ou seja, deve conter proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

            Uma sugestão legal é: 01 fatia de pão integral; 01 colher(chá) de manteiga de amendoim; uma xícara de cereal (aveia, granola, flocos de milho, outros); 01 fruta cítrica; 01 outra fruta(banana, mamão, maçã), 01 copo de leite (desnatado, ou de soja, ou de amêndoa, outros).

            Experimente e verificará a sensação de bem-estar e disposição para o estudo e para brincar também!

 (Adaptado de texto do livreto restaurante Vida e Saúde – suas receitas de sucesso - escrito por Elenir Goebel Rodrigues - tiragem exclusiva do restaurante - editoração de AB Gráfica e Editora)

 

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