ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – I (14 de 19)

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – I

Proteína, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, fibras e água.

  

            A saúde do corpo físico se apresenta quando nosso organismo está funcionando em perfeita harmonia, tanto física como mentalmente. Para se manter este estado harmônico, o organismo precisa de vários elementos nutritivos que vêem da alimentação equilibrada em proteína, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, fibras e água.

             Vamos saber um pouquinho mais sobre cada um desses elementos?

             A palavra proteína é de origem grega e significa “ir primeiro”. E a proteína é mesmo de primeira importância, porque é ela quem constitui músculos, pele, cabelo, cartilagem, hemoglobina, hormônios e anticorpos. Do peso total de nosso corpo, entre 18% a 20% são proteínas.

             Nosso corpo não tem reserva de proteína, por isso é necessário ingeri-la todos os dias. E nós iremos encontrá-la nos legumes, tipo: feijão, lentilha, grão de bico, fava, ervilha e outras leguminosas; também a encontramos nos cereais, tipo: arroz, trigo, milho e outros.

             Os carboidratos são os açúcares e os amidos, que servem como um combustível e fornecem energia ao organismo. Nós os encontramos nas batatas, nos derivados de grãos e nas frutas.

             A gordura é um elemento essencial à alimentação, mas é necessária em pequeninas quantidades. Ela serve como combustível e reserva de energia.

             As vitaminas são essenciais às células, pois elas auxiliam os mecanismos de crescimento. As principais vitaminas são:

 Vitamina A : previne certas doenças dos olhos e pele e aumenta a resistência contra infecções. Cenoura, espinafre, repolho, beterraba, tomate, alface, salsa, vagem, banana, caju, manga, mamão e abacate são, por exemplo, onde as encontramos.

 Vitamina do Complexo B: São essenciais para a manutenção de nervos sadios, o bom apetite, o crescimento normal do corpo, para o desenvolvimento muscular e para o aparelho digestivo também. Sua falta causa sérios problemas nos intestinos. Soja, tomate, espinafre, grãos integrais, coco, uva, levedura, germe de trigo são, por exemplo, onde as encontramos.

 Vitamina C : É essencial para manter os tecidos saudáveis e também para dar resistência às doenças. Frutas cítricas, tomate , caju, acerola, pimentão são, por exemplo, onde as encontramos.

 Vitamina D : Seu papel é tornar possível a utilização do cálcio e do fósforo. Ela previne o raquitismo, as cáries dentárias e a descalcificação. Sua ausência afeta seriamente o corpo. Germe de trigo, soja, espinafre, brócolis, trigo integral, sementes de girassol são, por exemplo, onde podemos encontrá-la.

 Vitamina E : É a vitamina que ajuda a evitar anemia, retarda o envelhecimento, previne e dissolve os coágulos sanguíneos, alivia a fadiga e é um antioxidante. Germe de trigo, soja, espinafre, brócolis, trigo integral são, por exemplo, onde podemos encontrá-la.

 Vitamina H(conhecida também como biotina): Ajuda a fortalecer a pele e mucosas, é importante no tratamento da depressão e de dores musculares. Batata, banana, farelo de arroz e trigo integral são, por exemplo, onde podemos encontrá-la.

             Vamos agora saber como os minerais auxiliam na harmonia da saúde:

             No organismo há mais cálcio do que qualquer outro mineral, ele mantém os ossos fortes e os dentes saudáveis e conserva o coração batendo regularmente. Leite e seus derivados, soja, amendoim, feijão, verduras, sementes de girassol são, por exemplos, onde os encontramos.       

            Indispensável à vida é o FERRO, pois ele é necessário para a formação da hemoglobina (que são os corpúsculos vermelhos do sangue) e a mioglobina (que é o pigmento vermelho dos músculos). O ferro ajuda no crescimento , promove resistência às doenças, evita o cansaço, evita a anemia. Feijão, nozes, melado, aveia, são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             O FÓSFORO está presente em cada célula do corpo e é necessário para a boa estrutura dos ossos e dos dentes, para a regularidade do coração e para o funcionamento normal dos rins. Soja, aipo, tomate, espinafre, nozes, sementes, cereais integrais são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             O POTÁSSIO, que associado ao sódio, regula o equilíbrio da água no nosso organismo. Ajuda a racionar com clareza, pois envia oxigênio ao cérebro. Auxilia na eliminação das matérias inúteis ao organismo e auxilia na redução da pressão sanguínea. Frutas cítricas, melão, tomate, agrião, verduras, hortelã, banana e batata são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             O SÓDIO ajuda no funcionamento dos nervos e músculos. Cenoura e beterraba são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             O ENXOFRE é indispensável para manter saudável o cabelo, a pele e as unhas e ele ajuda a manter o equilíbrio do oxigênio necessário para o bom funcionamento do cérebro e a combater infecções bacterianas. Cenoura, repolho, espinafre , feijão são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             O IODO ajuda na dieta, queimando o excesso de gordura. Promove o crescimento adequado. Aumenta a energia. Promove a saúde do cabelo, das unhas, da pele e dos dentes. Sua falta acarreta o hipotireoidismo e  gota. Sal marinho, cebola, agrião, salsa, espinafre, aipo, tomate, algas marinhas são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             O MAGNÉSIO coopera com o cálcio e o fósforo na formação dos ossos e dentes. É importante, ainda, para o coração, nervos e músculos. Nozes, cereais integrais, feijão, ervilha, soja, vegetais de folhas verdes são alguns dos alimentos onde o encontramos.

             Agora vamos saber um pouquinho sobre as fibras. Elas absorvem a água e suavizam o funcionamento do intestino grosso. Elas auxiliam na prevenção de prisão de ventre, diverticulites, espasmos de cólon, hemorróidas, câncer de cólon e veias varicosas. Quando se unem aos ácidos biliares reduzem a absorção de gorduras e baixam o nível do colesterol. As fibras, no entanto, como tudo, não devem ser ingeridas em excesso. Frutas, verduras, aveia, feijão, trigo integral, casca de pepino, cenoura são alguns dos alimentos onde as encontramos.

             Chegamos, então, à ÁGUA. A água é o nutriente mais importe, entre 50% a 75% do peso do nosso corpo consistem de água. Ela é solvente para todos os produtos da digestão e também é indispensável para eliminar os resíduos. É saudável tomar de 6 a 8 copos de água por dia.

 (Adaptado de texto do livreto restaurante Vida e Saúde – suas receitas de sucesso - escrito por Elenir Goebel Rodrigues - tiragem exclusiva do restaurante - editoração de AB Gráfica e Editora)


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