A História do Espiritismo - 01 (6 de 19)

A História do Espiritismo

A História do Espiritismo - 01

 

    Falamos sobre espiritismo, procuramos saber e estudar mais sobre aquilo que os Espíritos nos orientam, por isso é bom, também, sabermos um pouquinho sobre sua história.

 

    No dicionário Aurélio está assim a definição de espiritismo:

    [ Do francês espiritisme.]
    S. m.

  1. Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados.

    Mas isto não nos informa sua origem e seu desenvolvimento, não é?

 

    Embora a história seja enorme, vamos aqui ver seus aspectos de forma sintetizada, só para termos uma noção dela.

    É difícil dizer com certeza uma data na qual surgiu o espiritismo, pois sabemos que os fatos espíritas existem desde o início dos tempos; mas, para facilitar, as pessoas elegeram o episódio de Hydesville, que ocorreu com as irmãs Fox em 31/03/1848, como indicativo de data inicial do movimento espírita moderno.

 

   Houve fatos, situações e pessoas desde a antiguidade que foram abrindo caminho, que foram demonstrando a existência dos fatos espíritas até chegarmos ao ponto em que Allan kardec pode codificar os ensinamentos dos Espíritos.

 

    No movimento espírita, como em todos os movimentos, as coisas foram e vão se definindo aos poucos, através do tempo.

    Disse Kardec: "A Ciência marcha com os homens, sem os homens e apesar dos homens".

    Os espíritos precisavam fazer saber aos encarnados de sua existência, e assim, começaram a utilizar os médiuns de efeitos físicos para produzir os mais diversos tipos de fenômenos, tais como: ruídos,  materializações e desmaterializações, as mesas girantes como ficaram conhecidas, etc.

    Até que Allan Kardec estudou e pesquisou o que os Espíritos estavam querendo informar, organizou as mensagens recebidas que chegavam em diferentes lugares  através dos médiuns. Surgiu, então,  a Doutrina Espírita através desta organização realizada por Kardec.

    Assim, tivemos, ao longo do tempo, muitas pessoas envolvidas até chegarmos ao que hoje é o espiritismo: passamos por Sócrates, Platão, Pitágoras, Emanuel  Swedenborg (que foi um precursor do espiritismo), Andrew Jackson Davis e outros, até chegarmos ao  Episódio de Hydesville , com as irmãs Fox, que iremos ver em um texto separado, e também chegarmos à Europa e à França com Allan kardec e, após ele, prosseguir e chegar a toda parte.

    Iremos ver diversos nomes e saber um pouquinho mais do que eles fizeram para ajudar e auxiliar os Espíritos a nos dizer da imortalidade da alma, do espírito eterno e tudo o mais.


Home -  Jesus -  Allan Kardec -  Era uma vez -  Músicas -  Gifs -  Espiritismo -  Você Sabia? -  Livro do Mês -  Biscoitinhos Espirituais -  Torpedinhos -  Bate-papo online -  Não sei, responde pra mim? -  Links Legais -  Jogos -  Protetor de tela -  Quem somos?