Drogas - um pouquinho de sua história (3 de 19)

DROGAS

DROGAS – Um Pouquinho de sua história  

 

        A gente ouve falar, recebe orientação, vê notícias ruins que são consequ6encias do uso de drogas. E , ao mesmo tempo, vê na escola que muitos colegas dizem que usar drogas é o maior barato e que quem não as usa, tá por fora.

        E a gente , muitas vezes, nem sabe direito o que é mesmo drogas, não é?

        Então, a gente resolveu contar aqui um pouquinho sobre a história das drogas, mas um cadinho mesmo, e depois, em outros textos a gente vai conversando mais sobre o assunto, tá legal?

        Bom, vamos à história...

        As drogas existem desde os tempos mais remotos, ou seja, há muito e muito tempo atrás. Mas no século XIX elas começaram a ser estudadas e a serem usadas de forma científica, principalmente pela área de saúde.

        No princípio, acreditava-se que elas curariam muitas doenças e salvariam vidas. Mas... o tempo passou e o estudo mais detalhado e mais profundo verificou que, embora realmente algumas drogas ajudassem e fossem úteis à medicina, outras tantas ao contrário eram nocivas , ou seja, perigosas para o homem e estas últimas, então, foram proibidas. Embora todas elas se usadas com abuso causem dependência que não são legais para o indivíduo.

        Já ouviu falar dos “hippies”? Pois é, com eles, por volta dos anos 60, as drogas começaram a ser consumidas em grupos, embora na época deles quando se falava em drogas era como se o problema estivesse longe, muito longe, da gente. Hoje as drogas estão, ao contrário, muito, mas muito mesmo, perto da gente, elas estão em todos os lugares e ameaçam a todos sem distinção, ou seja, pode atingir a todo mundo independentemente de raça, idade, cor ou posição social.

 

(texto adaptado do texto de Zeli Niehuer contido no GIBi das Drogas, editado pela Editora Eing Ltda e distribuído pelo SUS – Prefeitura de Juiz de Fora/MG)

derÌ 

Home -  Jesus -  Allan Kardec -  Era uma vez -  Músicas -  Gifs -  Espiritismo -  Você Sabia? -  Livro do Mês -  Biscoitinhos Espirituais -  Torpedinhos -  Bate-papo online -  Não sei, responde pra mim? -  Links Legais -  Jogos -  Protetor de tela -  Quem somos?