Parábola do Bom Samaritano (6 de 11)

Parábola do Bom Samaritano

Parábola do Bom Samaritano

 

Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto.

- Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. -Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante.

  Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão.

- Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. 

- No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.

Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? - O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. 

- Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. 

(S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37)

 

Comentário sobre a parábola:

 

Muitas vezes ficamos nos perguntando a quem devemos fazer o bem, a quem devemos amar, a quem devemos ajudar, não é mesmo? Freqüentemente falamos que : "_Ah! Fulaninho não é meu amigo, por isso não vou ajudá-lo", e outras coisas nesse sentido.

Daí vamos até Jesus e Ele  nos conta essa parábola, onde nos demonstra que devemos ter amor para com todos, independentemente da situação ou conhecimento que temos para com as pessoas. Ou seja, devemos prestar auxílio sempre: dentro de casa com todos os nossos familiares e também com aqueles que necessitam, com aqueles que têm fome, com aqueles que têm sede, com aqueles que estão desamparados, com aqueles que estão sofrendo.

Assim, na Parábola do Bom Samaritano, Jesus vem nos orientando que devemos sempre procurar auxiliar, sem interesse em saber se quem necessita de ajuda é desta ou daquela religião, desta ou daquela classe social, desta ou daquela raça ; deste ou daquele sexo; mas que simplesmente procuremos auxiliar ao próximo, aliviando suas dores e suas necessidades. E assim, iremos seguir os exemplos de Amor e Bondade.

 

Vocabulário

 

Jericó = cidade do oriente médio(Israel)

Sacerdote,  Levita, Samaritano = àquela época havia diferentes seitas religiosas , e cada um destes representava uma seita diferente e a dos samaritanos era a menos respeitada por todas as outras, pois eram tidos como os protestantes desse tempo.

Denários = dinheiro da época

 

s

Home -  Jesus -  Allan Kardec -  Era uma vez -  Músicas -  Gifs -  Espiritismo -  Você Sabia? -  Livro do Mês -  Biscoitinhos Espirituais -  Torpedinhos -  Bate-papo online -  Não sei, responde pra mim? -  Links Legais -  Jogos -  Protetor de tela -  Quem somos?