As Parábolas (4 de 11)

Ensinamentos de Jesus

As Parábolas

 nível B

    Uma parábola é uma forma de discurso ou uma história que ilustra uma lição que se deseja ensinar, ou seja, é uma narrativa curta, usando detalhes da vida cotidiana para ilustrar noções morais.

     As parábolas já existiam no Velho Testamento, mas lá elas eram muito eruditas. Jesus, então, chegou e lhes deu uma objetividade que antes não existia e também sempre foi Ele criativo ao utilizá-las.

     Embora tudo isso, as parábolas de Jesus não eram sempre compreendidas por seus discípulos,nem por muitos dos Seus seguidores e ouvintes, aos quais teve Ele que interpretar muitas delas.

     As parábolas de Jesus retratam a vida diária, embora em alguns casos, por causa da época e do desenvolvimento dos homens daquela época, haja um exagero deliberado ou implicações alegóricas.

    Jesus era conhecedor da vida humana em todas as suas formas e variantes, em todos os seus modos e meios, e meios, por isso, Ele tirava histórias do mundo em que vivia, com o propósito de transmitir uma verdade espiritual.

    Legal sabermos mais um pouquinho sobre as parábolas contadas por Jesus , não é?

---

 Vocabulário

Discurso =  um texto falado ou escrito, uma explicação

Narrativa =  uma exposição de fatos, uma história

Cotidiana =  que se faz todos os dias

Eruditas =  um grande conhecimento e um saber profundo

Deliberado = intencional, premeditado.

Alegóricas =  representação de uma coisa para dar idéia de outra coisa..

Variantes = mutável, que varia, inconstante.

divØ

Home -  Jesus -  Allan Kardec -  Era uma vez -  Músicas -  Gifs -  Espiritismo -  Você Sabia? -  Livro do Mês -  Biscoitinhos Espirituais -  Torpedinhos -  Bate-papo online -  Não sei, responde pra mim? -  Links Legais -  Jogos -  Protetor de tela -  Quem somos?