Fluido Universal (10 de 29)

FLUIDO UNIVERSAL

FLUIDO UNIVERSAL

Nível B

      Já sabemos que existem dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito. Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, embora o fluido universal também seja uma matéria, só que mais rarefeita, mais sutil.

    É tipo assim: sabe a argila e a areia? Pois então, ao utilizarmos a argila ela toma a forma que dermos a ela, não é? Ela se mantém unida, pois suas partículas se atraem. Agora, se pegarmos a areia fina elas não se unem. O Fluido Universal, também chamado fluido primitivo ou fluido elementar, pode ser comparado assim de forma bem bem simples,à argila cujas partículas se unem e se atraem.

    Mas isso é apenas um exemplo, para ficar mais fácil de entendermos como atua o Fluido Universal. Por que é apenas exemplo? Bem, porque ele, o Fluido Universal, está em toda parte, inclusive na areia e na argila que usamos de modelo.

    Vejamos que, se a argila se mantém unida demonstrando o papel do fluido universal ,  na areia as partículas não se mantêm unida, ou seja, seus grãos estão sempre separados é como se não tivesse o fluido universal.

   Devemos, então, guardar que o Fluido Universal é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e que ele está por toda a parte: na argila, na areia, em pedras, no vidro, na madeira, etc.

(referência: Prática Pedagógica na Evangelização, de Walter Oliveira Alves)

un: y¸a

Home -  Jesus -  Allan Kardec -  Era uma vez -  Músicas -  Gifs -  Espiritismo -  Você Sabia? -  Livro do Mês -  Biscoitinhos Espirituais -  Torpedinhos -  Bate-papo online -  Não sei, responde pra mim? -  Links Legais -  Jogos -  Protetor de tela -  Quem somos?