Espiritismo - Primeiras Noções B (1 de 29)

ESPIRITISMO

ESPIRITISMO 

Primeiras Noções(b) 

        O Espiritismo nasceu de um trabalho conjunto realizado pelos Espíritos e por  Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou simplesmente Allan Kardec. 

        Na França, no início do  ano de  1850, surgiu uma brincadeira que atraía nobres da sociedade  de Paris. Acostumados às festas de salões, muitos franceses passaram a divertir-se com as chamadas “mesas girantes ou falantes”.

       Estas  mesinhas eram redondas, tinham  três pés e, quando algumas  pessoas colocavam suas mãos, instantaneamente estes móveis começavam a girar e dar saltos, sem que ninguém fizesse alguma força.

        O fenômeno então começou a ganhar proporções maiores e espalhou-se por outros países da Europa, chegando também na América. Desenvolveu-se uma forma de "conversar" com as mesinhas. Através de pancadas no chão, produzidas com os pés do objeto, formou-se um código de sinais, onde uma pancada seria "não"; duas, "sim", entre outros.

        Em 1855, Allan kardec foi convidado por um amigo seu a ver de perto essas manifestações, que pareciam à maioria  inexplicáveis.E ele ficou intrigado, porque muitas das respostas fugiam do conhecimento cultural e social dos que faziam parte do “espetáculo”. Como os móveis, por si só, não poderiam mover-se, fatalmente havia algum tipo de inteligência invisível atuando sobre os mesmos, e respondendo aos questionamentos dos presentes.

O Professor Francês Rivail (Allan Kardec)  presenciou a afirmação daqueles que se manifestavam, dizendo-se almas dos homens que viveram sobre a Terra. Foi então, que uma das mensagens foi dirigida ao professor. Um ser invisível disse-lhe ser um Espírito chamado Verdade e que ele, Rivail, tinha uma missão a desenvolver, que seria a codificação de uma nova doutrina .

            Atento aos dizeres do Espírito, e depois de muitos questionamentos à entidade, pois não era homem de impressionar-se com elogios, resolveu aceitar a tarefa que lhe fora incumbida.

            E, assim, Allan Kardec reuniu as comunicações fornecidas pelos Espíritos, estudou-as, pesquisou-as e colocou o resultado deste trabalho em livros, para que todos pudessem tomar conhecimento e aprender.

            A Codificação da Doutrina Espírita é composta dos seguintes livros:

    O Livro dos Espíritos,  de 1857;

    O Livro dos Médiuns, de 1861;

    O Evangelho Segundo o Espiritismo, de 1864;

    O Céu e O Inferno, de 1865  e

    A Gênese , de 1868.

 

            A Doutrina Espírita , tem como modelo de perfeição moral que um ser humano pode alcançar na Terra, Jesus; daí ser ela uma doutrina cristã , cujo objetivo é transformar a nós em seres melhores , transformando nossos pensamentos e sentimentos; e , conseqüentemente, transformar a Terra em um mundo melhor.

        A Doutrina Espírita tem um caráter triplo, ou seja, ela tem três aspectos : é uma doutrina científica - Ciência ,  é uma doutrina filosófica - Filosofia , é uma doutrina com conseqüências morais - Religião.

        Os princípios da Doutrina Espírita são:

* Deus: O Criador;

* Espírito e Matéria : os elementos da Criação;

* Existência dos Espíritos;

* Imortalidade da Alma;

* Comunicação entre o Plano Material e o Plano Espiritual;

* Reencarnação;

* Evolução moral e intelectual dos Espíritos;

* Lei de Causa e Efeito.


Home -  Jesus -  Allan Kardec -  Era uma vez -  Músicas -  Gifs -  Espiritismo -  Você Sabia? -  Livro do Mês -  Biscoitinhos Espirituais -  Torpedinhos -  Bate-papo online -  Não sei, responde pra mim? -  Links Legais -  Jogos -  Protetor de tela -  Quem somos?