Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Série Philomeno   Educar      Família      
Home > O Livro dos Médiuns
SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XVI-Dos médiuns especiais–itens 193-194 (Estudo 38 de 133)

       

Reflexões:

1. Segundo o gênero e as particularidades das comunicações, que influência exerce a insuficiência intelectual do médium no estilo da comunicação?

2. Com base no texto, como se explicaria que uma pessoa que nunca frequentou uma escola e que poderia se considerar sem instrução intelectual, ser capaz de transmitir textos altamente especializados numa determinada ciência?

3. Segundo as qualidades físicas do médium, que influência tem a condição física do médium na psicografia das mensagens?
 
SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XVI-Dos médiuns especiais–itens 193-194 - Conclusão Voltar ao estudo
 
CONCLUSÃO

1. O médium influencia a mensagem, por exemplo, quando precisa interpretar o que recebeu intuitivamente; assim, deduz-se que sua falta de cultura e/ou ignorância sobre determinado tema possa dar outra conotação à mensagem. Por isso, a necessidade de preparo tanto doutrinário quanto intelectual para alcançar a excelência mediúnica, pelo menos o máximo de nossas capacidades dentro do nosso grau evolutivo.

2. Porque certamente este Espírito já traz esse conhecimento de vidas passadas. Um exemplo nosso conhecido que se poderia citar é o Chico Xavier, que não teve uma instrução intelectual avançada e, no entanto, foi capaz de transmitir o conteúdo altamente especializado do Evolução em Dois Mundos, entre tantos outros.

3. O Espírito deve respeitar as condições físicas do médium para não prejudicá-lo; como se pode ver no texto, médiuns mais ou menos frágeis sofrem com uma manifestação que exija muita energia e se sentem enfraquecidos fisicamente; no entanto, Espíritos mais elevados sempre agem com coerência não exigindo mais do que o aparelho físico do qual se servem possa dar.
1998-2018 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo