Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Série Philomeno   Educar      Família      
Home > André Luiz > Libertação
Ouvindo Elucidações (Estudo 1 de 20)

       

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Nosso Lar
Estudos destinados às obras de André Luiz
Obra em estudo: Libertação

Livro em estudo : Libertação
Referência: Capítulo 01.
Tema: Ouvindo Elucidações
Data : 02/08/2001.

Resumo do Capítulo:


No vasto salão do educandário que nos reunia, o Ministro Flácus, fixando em nós o olhar saturado de doce magnetismo, convidava-nos a preciosas meditações..

.. Até então, ouvira comentários alusivos a colônias purgatoriais, perfeitamente organizadas para o trabalho expiatório a que se destinam, arrebanhando milhares de criaturas arraigadas no mal... O Instrutor Gúbio concedera-nos a permissão de acompanhá-lo a enorme centro dessa espécie.

... Senhoreando-nos o espírito, o Ministro prosseguia satisfeito:
- Os superiores que se disponham a trabalhar em benefício dos inferiores, em ação persistente e substancial, não lhes podem utilizar as armas, sob pena de se precipitarem no baixo nível deles. A severidade pertencerá ao que instrui, mas o amor é o companheiro daquele que serve.

... Sabemos que a educação, na maioria das vezes parte da periferia para o centro; contudo, a renovação, traduzindo aperfeiçoamento real, movimenta-se em sentido inverso...

... O espírito humano lida com a força da mente tão quanto maneja a eletricidade...

... A rigor portanto, não temos círculos infernais de acordo com os figurinos da antiga teologia, onde se mostram indefinidamente gênios satânicos de todas as épocas e sim, esferas obscuras em que se agregam consciências embotadas na ignorância, cristalizadas no ócio deplorável ou confundidas no eclipse temporário da razão. Desesperadas e insubmissas, criam zonas de tormentos reparadores...

É forçoso reconhecer que a organização humana, por si só, não atende ás exigências do ser imperecível.

... Cristo não brilha apenas pelo ensinamento sublimado. Resplandece na demonstração. Em companhia dEle, é indispensável mantenhamos a coragem de amparar e salvar, descendo aos recessos do abismo....

Não longe de nossa paz relativa, em círculos escuros, misturam-se milhões de seres conclamando comiseração... Por que não acender piedosa luz, dentro a noite?? Porque não semear esperança entre corações que abdicaram da fé em si mesmos?

... Somos entidades ainda infinitamente humildes e imperfeitas para nos candidatarmos, de pronto à condição de anjos...

... Expressando-nos coletivamente, sabemos hoje que o espírito humano lida com a razão há 40 mil anos... Todavia com o mesmo ímpeto com que o homem de Neandertal aniquilava o companheiro a golpes de sílex, o homem da atualidade extermina o próprio irmão a tiros de fuzis...

.. Frustrados em suas aspirações de vaidoso domínio celestial, homens e mulheres de todos os climas e civilizações, depois da morte, esbarram em regiões menos elevadas em que se prolongam as atividades terrenas e elegem o instinto de soberania sobre a Terra por única felicidade digna do impulso de conquistar...
É que confinados ao berço escabroso da ignorância em que o medo e a maldade, com inquietudes e perseguições recíprocas, lhes consomem as forças e lhes inutiliza o tempo não se apercebem da situação dolorosa em que se acham...
...Fora do amor verdadeiro, toda união é temporária...

... A mente infantil da Terra, nunca pôde aprender mais intensivamente a realidade espiritual que nos governa os destinos...

... Satã é a inteligência perversa... O mal é o desperdício do tempo ou o emprego da energia em sentido contrário aos propósitos de Senhor...


Questões para estudo:

1 - Explique: "- Os superiores que se disponham a trabalhar em benefício dos inferiores, em ação persistente e substancial, não lhes podem utilizar as armas, sob pena de se precipitarem no baixo nível deles. A severidade pertencerá ao que instrui, mas o amor é o companheiro daquele que serve."

2 - "... A rigor portanto, não temos círculos infernais de acordo com os figurinos da antiga teologia, onde se mostram indefinidamente gênios satânicos de todas as épocas e sim, esferas obscuras em que se agregam consciências embotadas na ignorância, cristalizadas no ócio deplorável ou confundidas no eclipse temporário da razão. Desesperadas e insubmissas, criam zonas de tormentos reparadores..."

Se então não existem os circulos infernais, como entender onde estão os espíritos "presos" no Umbral? O que é o Umbral??

3 - " ... Cristo não brilha apenas pelo ensinamento sublimado. Resplandece na demonstração. Em companhia dEle, é indispensável mantenhamos a coragem de amparar e salvar, descendo aos recessos do abismo...."
Por esta afirmação podemos entender como verdadeiros estes 2 aspectos:
a) De nada vale ensinar e conhecer se não é praticado todo o conhecimento que se tem;
b) Devemos então interceder por qualquer irmão nosso para salvarmo-lo ou mesmo amenizar sua dor? Podemos ir até "o inferno" seu estado consciencial que criou para salva-lo??

4 - " ... Expressando-nos coletivamente, sabemos hoje que o espírito humano lida com a razão há 40 mil anos... Todavia com o mesmo ímpeto com que o homem de Neandertal aniquilava o companheiro a golpes de sílex, o homem da atualidade extermina o próprio irmão a tiros de fuzis..."
Podemos diante desta afirmativa entender que então em 40 mil anos nós homens não evoluímos nadinha com relação ao tema extermínio?

5 - " ... A mente infantil da Terra, nunca pôde aprender mais intensivamente a realidade espiritual que nos governa os destinos..."
Afora a programação que viemos cumprir (de expiação ou provação), podemos acreditar em destino? Naquela história que tudo está determinado e será como está anotado em nosso livrinho??

6 - " ... Satã é a inteligência perversa... O mal é o desperdício do tempo ou o emprego da energia em sentido contrário aos propósitos de Senhor..."
Então aquela conhecida história de Lucifer, o anjo vaidoso de Deus que queria seu trono e por isso foi expulso do céu para reinar na terra ou inferno não existe??
Então os "espíritos da esquerda" não tem um "chefão" ??
O que são espíritos da esquerda?


Sala Nosso Lar
Equipe Cvdee
  Conclusão deste estudo 
1998-2018 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo