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Doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso - 1ª pte. (itens 43 a 45) (Estudo 79 de 136)

       

1.- Logo que um mundo tem chegado a um de seus períodos de transformação, a fim de ascender na hierarquia dos
mundos, operam-se mutações na sua população encarnada e desencarnada. É quando se dão as grandes emigrações
e imigrações.

2.- Os que, apesar da sua inteligência e do seu saber, perseveram no mal, tornam-se, daí em diante, um embaraço ao
progresso moral deste mundo e à felicidade dos bons. Assim, são excluídos da humanidade a que até então pertencem
e tangidos para mundos menos adiantados, onde aplicarão a inteligência e a intuição dos conhecimentos que adquiriram
ao progresso daqueles entre os quais passam a viver e expiarão suas faltas passadas e seu voluntário endurecimento.

3.- Que serão tais seres, entre essas outras populações, para eles novas, senão anjos ou espíritos decaídos? Não é,
para eles, um paraíso perdido a terra donde foram expulsos? Essa terra não lhes era um lugar de delícias, em
comparação com o meio ingrato onde vão ficar relegados por milhares de séculos, até que hajam merecido libertar-se
dele? A vaga lembrança intuitiva que guardam da terra donde vieram é uma como longínqua miragem a lhes recordar o
que perderam por culpa própria.

Obs.: Kardec esclarece que apresentou essa teoria na Revista Espírita como uma opinião pessoal, a título de ensaio.
Todavia, essa teoria foi bem aceita pela maioria dos espíritas e confirmada pelas instruções dos Espíritos, passando,
portanto, pelo controle universal a que submetia toda a matéria objeto de estudo antes de incorporá-la à Doutrina.

4.- Ao mesmo tempo que os maus se afastam do mundo em que habitavam, espíritos melhores aí os substituem,
vindos, quer da erraticidade concernente a esse mundo, quer de um mundo menos adiantado, que mereceram
abandonar e para quem a nova habitação é uma recompensa. Renovada e depurada a população espiritual dos seus
piores elementos, ao cabo de algum tempo o estado moral do mundo se encontra melhorado. São, às vezes, parciais
essas mutações, isto é, circunscritas a um povo, a uma raça; doutras vezes, são gerais, quando chega para o globo
o período de renovação.

5.- A raça adâmica apresenta todos os caracteres de uma raça proscrita. Os espíritos que a integram foram exilados
para a Terra, já povoada de homens primitivos, imersos na ignorância, que aqueles tiveram por missão fazer progredir.
Não é esse, com efeito, o papel que essa raça há desempenhado até hoje? Sua superioridade intelectual prova que o
mundo donde vieram os espíritos que a compõem era mais adiantado do que a Terra.

6.- Relegando aquela raça para esta terra de labor e de sofrimentos, teve Deus razão para lhe dizer: "Dela tirarás o
alimento com o suor da tua fronte." Na sua mansuetude, prometeu-lhe que enviaria um Salvador, isto é, um que a
esclareceria sobre o caminho que lhe cumpria tomar, para sair desse lugar de miséria, desse inferno, e ganhar a
felicidade dos eleitos. Esse Salvador ele, com efeito, lho enviou, na pessoa do Cristo, que lhe ensinou a lei de amor
e de caridade que ela desconhecia e que seria a verdadeira âncora de salvação.

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Como devemos entender a expressão "anjos decaídos"?

b) E "perda do paraíso"?

c) Podemos indentificar nos espíritos que constituíram a chamada raça adâmica os "anjos decaídos"?

d) Que conseqüências trouxe para a Terra a chegada desses "anjos decaídos"?


 
Doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso - 1ª pte. (itens 43 a 45) - Conclusão Voltar ao estudo
 
C O N C L U S Ã O

Os planetas que se movem no Universo passam por períodos de transformação que objetivam fazê-los ascender na hierarquia dos mundos. Nestas ocasiões, ocorre uma grande migração de espíritos, operando uma mudança geral nas suas populações encarnada e desencarnada. Os espíritos que, embora hajam alcançado o progresso intelectual, perseveram no mal, são banidos para planetas em situação inferior, onde expiarão suas faltas e auxiliarão, com suas inteligências, a impulsionar o progresso. É o caso da raça adâmica, para quem a vinda à Terra representou a queda e o mundo de onde vieram o paraíso perdido.

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Como devemos entender a expressão "anjos decaídos"?

R - Os mundos progridem física e moralmente, por meio da purificação dos espíritos que constituem as suas humanidades encarnada e desencarnada. Quando um mundo sobe um degrau na hierarquia dos mundos, sua humanidade sofre as mutações necessárias a fim de que se torne compatível com a nova condição. É a ocasião em que se dão as grandes emigrações e imigrações de espíritos, em que aqueles que, apesar de sua evolução intelectual, não acompanharam, moralmente, o progresso desse mundo. Para que não se tornem embaraço ao futuro progresso moral dos bons, são, então excluídos da humanidade a que pertencem e emigrados para mundos menos adiantados, onde aplicarão a inteligência para o progresso daqueles dentre os quais passam a viver. A esses espíritos emigrados para mundos inferiores é que a gênese mosaica dá o nome de "anjos decaídos", numa alusão à condição em que se encontram na humanidade em que passam a viver.

Rica em simbolismos e escrita numa época em que a humanidade ainda não evoluíra o bastante para adquirir a compreensão correta dos fatos, "a queda do homem" foi a forma que a gênese mosaica encontrou para explicar ao povo hebreu as conseqüências do descumprimento das Leis Naturais, que denominou "pecado". A "queda" é a simbologia da situação desses espíritos decaídos, vindos de outro planeta, onde possuíam melhores condições de vida.

b) E "perda do paraíso"?

R - Como "paraíso perdido" entende-se o mundo de onde foram emigrados. Esse mundo, para eles, se comparado àquele para o qual foram expulsos e onde viverão em condições mais difíceis, relegados por milhares de séculos, constitui-se um verdadeiro paraíso, cuja vaga lembrança lhes faz recordar o que perderam por culpa própria.

c) Podemos identificar nos espíritos que constituíram a chamada raça adâmica os "anjos decaídos"?

R - A raça adâmica, com efeito, apresenta todas as características de uma raça proscrita. Os espíritos que a integram foram exilados para a Terra, que, então, já era povoada por homens primitivos, ignorantes, que eles tiveram que fazer progredir, com seu próprio trabalho. Sua superioridade intelectual prova que o mundo de onde vieram era mais adiantado do que a Terra. Havendo ingressado esse mundo numa nova fase de progresso e não tendo esses espíritos acompanhado a sua evolução moral, a sua permanência lá constituiria um obstáculo à marcha do progresso.

d) Que conseqüências trouxe para a Terra a chegada desses "anjos decaídos"?

R - A raça adâmica, que constitui exemplo de migração interplanetária, ao chegar à Terra, como dissemos, teve por missão fazer o planeta progredir intelectualmente, através das conquistas intelectuais que trouxeram. Com sua inteligência superior, esses espíritos desempenharam o papel de impulsionadores do progresso intelectual do planeta, influenciando no adiantamento de toda a humanidade que até então o habitava.


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