Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Série Philomeno   Educar      Família      
Home > Educação
TEMA: Escola de Famílias - estudo (Estudo 103 de 835)

       

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


TEMA: Escola de Famílias
Período: 01.09 a 08.09

Ois, Gente Linda, esperamos que tudo na paz :)
Perdoem-nos, por gentileza, o atraso na postagem do tema dessa semana :)
Essa semana faremos diferente, não colocaremos questões iniciais, colocaremos um texto para que vocês comentem o assunto Escola de Famílias, se são elas necessárias ou não, ok :)
Assim, comentem o texto abaixo e se realmente se faz necessário uma " escola de famílias" ou uma " escola de pais" , justifique seu comentário à luz da Doutrina Espírita:

Escolas de Famílias
Educar hoje é diferente. Os meios de comunicação, a imprensa, a televisão, o rádio, o cinema, etc, têm uma influência crescente e nem sempre transmitem os valores que os pais querem que seus filhos vivam.
O ambiente, os amigos, os colégios, a rua, etc, tampouco sempre dão o exemplo desejado. Estas influências exigems, aos pais responsáveis, uma maior preparação como educadores.

Esta situação criou uma preocupação generalizada que trouxe como consequência o desenvolvimento de novos métodos pedagógicos que nos abrem aos pais horizontes otimistas. É uma realidade que contamos com respostas otimistas; as pesquisas nas áreas do comportamento humano tornaram possível valiosas contribuições no campo da Educação Familiar.

Os pais devemos aprender a educar melhor, e conhecer os novos recursos que nos oferem as ciências educativas. Desta maneira, os bons resultados serão o normal em uma família responsável, e os "filhos problema" a exceção.

Na sociedade atual há que educar em FUTURO. O futuro não é uma consequência do acaso. O futuro o estamos fazendo entre todos. Cada família presta sua colaboração ao esforçar-se em ajudar a seus filhos a ser pessoas livres e responsáveis. Para isso é necessário formar-se, preparar-se e melhor ainda profissionalizar-se.

Supõe um sério esforço, mas a transcendência do assunto o merece. Nessa luta algo está seguro: a família viverá mais unida e feliz em seu comum esforço por melhorar, uma melhora que acabará sendo contagiosa.

Hoje em dias, os pais têm muito pouco tempo e é necessário ensinar-lhes a educar com técnicas eficazes.
As escolas de famílias são iniciativas que pretendem concretizar esta idéia, aplicando os sistemas de Qualidade Total e de Melhora Contínua, do mesmo modo que fazem as empresas

(desconhecemos a autoria)


Aguardando a participação de vcs :)
Dia cor e amor
beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE
http://www.cvdee.org.br/contato.asp
1998-2018 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo