Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > Educação
Tema: Os Filhos e a Dinâmica Familiar - nossa conversa sobre 02 (Estudo 64 de 835)

       

Outro texto interessante sobre a dinâmica familiar
beijocas mineiras com carinho no coração
Data: 27 de outubro de 2001.
3º Encontro das Famílias



* Objetivo: Levar o grupo a repensar no DIÁLOGO entre os familiares, conjecturando as suas atitudes face às dificuldades que aparecem no dia-a-dia.



* Referências Bibliográficas:



CENTRO VIRTUAL DE DIVULGAÇÃO E ESTUDOS ESPÍRITAS. Disponível: site CVDEE. URL: http://www.cvdee.org.br/ev_estudo.asp. Consultado em 24 de outubro de 2001.

FRANCO, Divaldo Pereira. Vida: desafios & soluções. Pelo espírito Joanna de Ângelis. 5ª ed. Salvador-BA: Livraria Espírita Alvorada, 1997. Pág.119 – Relacionamentos Saudáveis.
INCONTRI, Dora. A educação segundo o espiritismo. 4ª ed. São Paulo : Comenius, agosto 2000. 248p. Pág. 26 – A Individualidade.

RODRIGUES, Paulo Sérgio R. Vicente. E a família, como vai?. 1ª ed. Votuporanga-SP : Jobemar, maio 1889. 127p. Pág. 89 – Brigas.

YOZO, Ronaldo Yudi K.. 100 jogos para grupos; Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. 10ª ed. São Paulo : Ágora, 1996. 191p. Pág. 55 – Qualidades e manias.



* Recursos: Papel, caneta, foto de infância dos evangelizandos, música de bebê, aparelho de som.



* Incentivação inicial:



· Filhos sentarem próximos a seus pais.



* Aprofundamento: Dinâmica: Qualidades e Manias (100 jogos para grupos)



· Cada pessoa escreverá duas qualidades e duas manias suas num pedaço de papel, sem que os demais vejam;

· O coordenador recolhe os papeis, mistura e redistribui, de modo que ninguém fique com o seu;

· Cada participante deverá, através da mímica, representar tais características para que o grupo as descubra. Em seguida, tenta-se acertar o autor das mesmas, que explicará o porquê de tais escolhas;

· Comentários.

· Você conhece quem está em seu lar?

· Manias dentro do lar

· Somos individualidades – cada um com sua mania (A Individualidade – Dora Incontri)



* Desenvolvimento: Dinâmica de grupo



· Separar os grupos como grandes famílias (dividir em grupos – famílias juntas para um lado e para outro, de acordo com a quantidade de pessoas).

· Entregar a página: Pontos de vista diferentes (Brigas – E a família como vai? – Anexo 3) para todos os grupos.

· Após a leitura, preparar esquete a partir de uma situação vivida no lar, e com o final de acordo com a página lida.

· Resgate: Relacionamentos Saudáveis – Vida: Desafios & Soluções.









* Fixação e avaliação



· Pedir ao jovem, com antecedência, que traga uma foto de quando era bebê. No verso, escrever uma mensagem a partir da frase: “Um Bom Começo...”.

· Ao final, pedir que eles entreguem as fotos aos respectivos pais, dialogando sobre as recordações que traz aquela lembrança.

· Leitura do texto de apoio (Na Prática – e-mail recebido pelo CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudos Espíritas – Anexo 4)



* Observações / Resultados:



· Valorizar o “conhecer o outro” dentro do lar;

· Qualidades: contrabalançar a quantidade de qualidades e manias;

· Valorizar a percepção do outro;

· Usar mais obras básicas;

· Ausência paterna na reunião;

· Citação de uso de bebida alcoólica entre pais e filhos juntos como momento de conversa;

· Enfatizar o culto do Evangelho no Lar;

Feed-Back com os jovens do que aconteceu com os pais (motivo da ausência).

1998-2009 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo